Catarata
O termo “catarata” é dado para qualquer tipo de perda de transparência do cristalino, lente situada atrás da íris, independente de causar ou não prejuízos à visão. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, a catarata senil. Outras causas são doenças sistêmicas, (ex. Diabetes Mellitus), oculares (ex. uveíte), tabagismo, alcoolismo, medicamentos (ex. corticoides) ou a trauma ocular. Os principais sintomas da catarata são: sensação de visão embaçada, alteração contínua da refração (grau dos óculos), maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e percepção que as cores estão desbotadas.
CIRURGIA DE CATARATA
Facoemulsificação com Implante de Lente Intra-Ocular
A deficiência visual causada pela opacificação do cristalino pode ser revertida com tratamento cirúrgico, no qual a lente natural opaca é removida e substituída por uma lente artificial transparente, chamada de lente intraocular.
A cirurgia de catarata é a cirurgia mais realizada na oftalmologia e foi uma das técnicas cirúrgicas que mais evoluiu nas últimas décadas.Trata-se de um procedimento microscópico de alta complexidade e muito seguro.
A indicação mais frequente da cirurgia de catarata é o desejo, por parte do paciente, de enxergar melhor. Entretanto, em determinadas circunstâncias, pode ser necessário partir do oftalmologista a indicação, visando tratar ou evitar complicações decorrentes da presença do cristalino doente, opaco e/ou de volume aumentado, ou ainda para possibilitar a avaliação e tratamento de doenças da retina e do nervo óptico.
Já pensou em
não depender mais
de óculos?
Sim. É possível! Agende uma avaliação gratuita com nosso consultor cirúrgico
e esteja a um passo de realizar o seu sonho.