Lentes de Contato e Refração

O exame de refração é o exame realizado para avaliar o erro refrativo (“grau”) apresentado pelo paciente. Faz parte da consulta oftalmológica básica, sendo quase sempre o primeiro exame realizado pelo oftalmologista. Pode resultar na prescrição de óculos ou lentes de contato. É também através do exame de refração que avaliamos a acuidade visual do paciente e podemos detectar várias doenças oculares.

As lentes de contato são lente oftálmicas corretivas utilizadas sobre a córnea. Embora usada principalmente por quem não deseja usar óculos, as lentes de contato podem ser bem indicadas quando existe diferença de grau importante entre os olhos ou uma córnea com irregularidades (como no Ceratocone).

As lentes podem podem ser gelatinosas ou rígidas. De troca anual, mensal ou diária. Sua indicação e adaptação será realizada pelo oftalmologista sempre após avaliação do grau e do formato da córnea, através de uma topografia corneana.

CIRURGIAS REFRATIVAS

Cirurgias refrativas são os procedimentos cirúrgicos que visam a mudança da refração dos olhos, ou seja, o grau, com correção dos vícios de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Em teoria qualquer pessoa que possui “grau” pode ter indicação de realizar cirurgia refrativa se desejar independência dos óculos. Mas, é necessário realizar exames para avaliação da córnea.

Na cirurgia refrativa a laser, realizada com o excimer laser existem modalidades, PRK ou Lasik. No PRK o laser é aplicado direto na superfície da córnea e a recuperação visual é mais lenta que o Lasik. O Lasik consiste na formação de uma lamela da córnea e aplicação do laser no seu interior.

O implante de lentes intra-oculares é indicado quando a córnea não oferece condições para a cirurgia refrativa a laser em pacientes, por exemplo, com alta miopia.

Já pensou em

não depender mais
de óculos?

Sim. É possível! Agende uma avaliação gratuita com nosso consultor cirúrgico
e esteja a um passo de realizar o seu sonho.

Posso Ajudar?